domingo, 18 de novembro de 2012

CAMINHAR

“(…)

caminante, no hay camino,

se hace camino al andar”.

Antonio Machado y Ruiz
 




O ciclo de vida das pessoas nas organizações da administração pública portuguesa não está fácil!
O desempenho dos trabalhadores no seio da organização é profundamente afetado por factos e fatores externos, tais como: as reformas da administração pública que todos os governos têm definido como objetivo primordial; os programas de reestruturação dos serviços e a racionalização dos recursos humanos do Estado; as constantes políticas de austeridade e consequentes constrangimentos orçamentais na administração pública, os quais afetam sobremaneira as suas motivações, a sua qualidade de vida no trabalho e consequentemente a melhoria da sua produtividade.
Internamente as organizações procuram as soluções mais adequadas para a racionalização de meios, de modo a procederem à redução de custos e cumprirem as metas definidas com orçamentos cada vez mais exíguos. Os dirigentes das instituições multiplicam as suas estratégias para “fazerem mais com menos”.
Face a esta conjuntura perspetiva-se que os trabalhadores decidam solicitar a aposentação antecipada em número elevado até ao final de 2012. Desta forma, o Estado desperdiça grandes investimentos realizados com os seus efetivos, ficando com menos competências e capacidade para prosseguir a sua missão, mas regozija-se com a superação da meta de redução de 2% de pessoal, tendo em vista o cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira acordado com a troika.
Todavia, cremos que os recursos humanos do Estado continuarão empenhados em cumprir as suas funções, embora com menos estímulos, mas com grande capacidade de adaptação a novos contextos, a novas responsabilidades e à mudança imposta.
Tal como disse o poeta “o caminho faz-se caminhando", pelo que é necessário manter uma atitude proativa, de confiança e perseverança para ultrapassar as dificuldades do presente e do futuro.
Referências bibliográficas
Carriço, M. (2012, novembro 07). Função Pública pode perder mais de 90 mil trabalhadores até 2014. Negócios Online. Recuperado em 08 novembro, 2012, de http://umparatodos.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5825&Itemid=34
Machado y Ruiz, M. (n.d.). Cantares... Arroz de Bacalhau. Posted by prp, 23 abril, 2008. Recuperado em 08 novembro, 2012, de http://arrozdebacalhau.blogspot.pt/2008/04/el-camino-se-hace-caminando.html


Sem comentários:

Enviar um comentário